Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2005

Bom??

o bom selvagem??


 O mito do Bom Selvagem é isso mesmo, um mito...o homem é selvagem e não é a sociedade que o corrompe, a sua natureza É corrompida per si, tendencialmente propenso ao mal.O único animal que mata por prazer...e com requintes de malvadez. Não tenho usado este blog para publicar os meus comentários políticos nem para tecer considerações sobre as questões que estão na ordem do dia, neste ou naquele momento, mas hoje, porque ao chegar a casa me deparei com uma situação que constitui exemplo paradigmático da crueldade intolerável e inconcebível capacidade de selvajaria do Homem, da sua monstruosidade, da subversão total de qualquer esperança que se tenha na raça humana...fugi à regra. Que se cometam crimes, faz parte da vida em sociedade,. ou se não faz porque não "devia" fazer, percebe-se que isso aconteça quando apreciamos certo tipo de comportamentos...mas há comportamentos inconcebíveis, não porque consubstanciem um tipo de crime, mas pelo comportamento em si mesmo, pela tentativa infrutífera de compreensão da sua motivação,pela incapacidade humana para conceber atitudes mais do que infra-humanas...se é que o infra-humano existe,ou não seremos nós , humanos, uma infra-forma de outra espécie qualquer?? Quem ouviu o noticiário hoje concerteza sentiu o mesmo que eu... Quem ligou a televisão para saber de uma criança que se encontra em coma no hospital, vítima de maus tratos pelos próprios pais, indiciando abusos, concerteza experimentou a mesma revolta e o mesmo sentimento de impotência e incompreensão. Numa altura em que todos fazem referência aos sentimentos característicos da Quadra, qual o alicerce para crer na bondade??A que é que nos devemos agarrar para acreditar na paz na terra e na boa-vontade entre os homens??Nos símbolos? Nas palavras??


O homem é selvagem, e nem sequer é bom!


publicado por my lady of csejthe às 20:51
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De kay a 31 de Maio de 2006 às 17:03
A natureza do Homem é a bondade porque nenhuma pessoas consegue ser feliz carregando dor, rancor, ressentimento no peito. Agora claro que se o mundo estivesse completamente bondoso e o homem n tivesse nem 1 pouco de tendência para o mal em si, a vida n seria a grande aventura q é


De diamanda a 20 de Dezembro de 2005 às 23:54
and what a wonderfull world it wwould be!!


De dolphin.s a 20 de Dezembro de 2005 às 21:22
Selvagem? não. Selvagem é um Leão (quando o homem deixa). O homem não passa de um animal egocentrista, narcisista e com a mania das grandezas. antes fora realmente selvagem. o mundo seria do Leão.


De diamanda a 17 de Dezembro de 2005 às 19:47
Agradeço o comentário.Peço desculpa mas pro quase todas as razões não posso concordar com uma justiça popular, na base da Lei taliónica...é inconcebível num Estado de Direito, por pior que ele seja...mas a verdade é que concordo contigo em tudo o resto.O mal não é das institu~ições, mas do que fazem com elas...e das pessoas que nelas o fazem...uma vez mais. às vezes penso, se imitamos tanto os americanos, porqwue é que não nas coisas que realmente têm de boas??Em Portugal não há defesa da criança, embora a Constituição a consagre e imponha, nem defesa dos animais...não há uma única lei que lhes conceda personalidade jurídica ao ponto de ser tutelada´...são mera propriedade...tutelados pela figura da propriedade alheia...ao menos nisso, podíamos imitar os americanos, em x de nos limitar-mos ao pior, ao Macdonald's e ao ideal acéptico do anti-tabagismo, hoje tão em voga.
Mas é assim...Portugal, um país que adoro, está sempre na linha fronteira das piores estactísticas...sempre à frente no pior.



De jos a 16 de Dezembro de 2005 às 15:18
Realmente o paradoxo da vida é uma acção sem razão de o ser.
Qual fé, qual senso comum.
Nesta recente democracia deveria imperar a justiça popular.O caso da privação da liberdade de viver ou neste caso de sobreviver, as instancias onde deveria haver noção de justiça, preferem esquecer-se dos direitos adquiridos pela humanidade para as crianças e preferem comentar casos mediaticos como a casa pia e faze-los perpetuar para que se possa evitar a exaltação popular, que como já referi deveria ser aplicada.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Formas de suicidio

. ...

. 1 mês e 10 dias...

. Marlene Dietrich's favour...

. Mircalla

. ...

. ...

. a classic...

. ...

. Through darkened streets ...

.arquivos

. Junho 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Agosto 2005

SAPO Blogs

.subscrever feeds